Bathory foi uma banda de black metal e viking metal formada em 1983 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, pelo multi-instrumentista Thomas "Quorthon" Forsberg. A banda é considerada uma das percussoras tanto do black metal quanto do viking metal. O Bathory acabou em definitivo no ano de 2004, quando Quorthon faleceu. O nome Bathory é uma homenagem à condessa húngara Erzsébet Báthory, considerada a serial-killer mais famosa da Hungria.
Primórdios (anos 80)O Bathory nasceu quando Quorthon e mais dois amigos, o baterista Jonas Akerlund e o baixista Freddan Hereafter, se juntaram para tocar covers. Como a maioria das bandas, o Bathory começou em uma garagem, onde segundo o próprio Quorton, era tão pequena que mal cabiam os músicos.
Por ser um projeto apenas de estúdio, não realizando apresentação em shows, uma das únicas gravações em imagem da banda é o videoclipe da música “One Rode To Asa Bay” do álbum Hammerheart.
O primeiro álbum da banda é denominado Bathory, um álbum de black metal clássico. Seu lançamento ocorreu em 1984, com a capa preta e o bode dourado (símbolo da banda), mas como o preço ficou elevado, o logotipo foi prensando em branco, e apenas algumas capas foram impressas com o bode dourado, a qual ficou conhecida como “The Yellow Goat”.
Em 1985 a banda lança seu segundo disco, “The Return...”. Destaca-se a música "Born For Burning", dedicada à bruxa Marrigje Ariens.
É lançado em 1987 o álbum “Under The Sign of the Black Mark”, onde a música “Woman of Dark Desires” é dedicada a Elizabeth Bathory.
Em 1988 a banda lança o álbum "Blood Fire Death", é notada uma evolução musical de Quorthon e o disco é considerado o lançamento do gênero Viking Metal. Sua capa é uma obra do pintor Peter Nicolai Arbo, intitulada Åsgårdsreien.
No ano de 1990 é lançado o álbum "Hammerheart", marcado com o lançamento do único videoclipe da banda. Neste álbum as letras são totalmente voltadas para a temática Viking.
Em 1991, “Twilight of Gods” é lançado, álbum que contém em sua contra-capa um trecho de Friedrich Nietzche onde o autor prega a época da Decadência dos Deuses.
A banda chegou ao seu fim no dia 6 de julho de 2004, quando Quorthon sofreu um ataque cardíaco em sua própria casa.
Esta banda está classificada como Rock alternativo, Dream pop, Rock psicodélico, Shoegaze dentor do gênero gótico, e apesar desta gama de rótulos, tem sons que embalam domingos cinzas com perfeição!
Seu maior sucesso foi "Fade into you", que, para quem não conhece, merece uma olhadinha:
Mazzy Star é uma banda estado-unidense de rock formada em 1989. Foi uma colaboração do guitarrista David Roback (do grupo paisley underground dos anos 1980 Rain Parade) e da baixista Kendra Smith (dos Dream Syndicate). Mas tarde, juntar-se-ia Hope Sandoval, amiga de Smith, como a vocalista. Kendra Smith cedo deixou a banda. A banda é provavelmente mais conhecida pela canção "Fade Into You," que lhe trouxe algum sucesso nos meados dos anos 1990 e que foi o maior êxito mainstream do dream pop. Roback e Sandoval foram o núcleo criativo da banda, com Sandoval escrevendo a maioria das letras e Roback compondo a maioria da música. Embora a banda nunca tenha se separado oficialmente (está adormecida), Sandoval viria a formar a banda Hope Sandoval & the Warm Inventions e participar em gravações de Bert Jansch, The Jesus and Mary Chain, The Chemical Brothers e Death in Vegas.
Seduced by Suicide é uma banda de Caxias do Sul/RS, gothic rock criada por Earth no final de 2004, com influências de David Bowie, The Sisters of Mercy, HIM, Garbage, Type O Negative, PoisonBlack, Marilyn Manson e outros artistas dark/góticos.
Ser "Seduzido pelo Suicídio", um termo comum do ultra romantismo, onde muitas vezes o suicídio dos amantes é a melhor forma para provar seu amor, e perpetuar este sentimento além da vida".
No final de 2005, Seduced by Suicide terminou o Gothic Dream, seu primeiro cd, que foi lançado no dia 10 de Janeiro de 2006, incluindo 5 faixas além de um bônus multimídia com 5 músicas de outras bandas que contam com a participação de Earth.
"A Seduced by Suicide é uma banda que fez perfeitamente uma releitura do rock gótico, atualizando-o, mas sem deixar perder sua essência. É um som moderno, mas ao mesmo tempo tradicional. Músicas cativantes, melodias harmoniosas e uma sentimentalização extrema. É bom saber que no Brasil existam bandas góticas não reacionárias, mas inovadoras. A Seduced com certeza é uma delas." - Neo Goth (www.neogothz.com)
O cd pode ser encomendado através do e-mail contact@seducedbysuicide.com (R$12 com custos de envio inclusos).
Seduced by Suicide - 2006 - Gothic Dream [EP] DOWNLOAD
Este é um curta que merece todo o nosso destaque!!!!
Trata-se de uma produção inspirada em clássicos como Nosferatu e outros filmes do expressionismo alemão, assim como na leveza divertida de Charles Chaplin.
Vale a pena assistir!!!!!
Uma produção Vinil Filmes
Escrito, dirigido e encarnado por Renato Turnes.
Ângelo é um coveiro que vive no cemitério de uma grande cidade. Cercado pelas assombrações que não o deixam em paz e pelas ameaças do mundo dos vivos, suas jornadas de trabalho são bizarras aventuras do outro mundo. Mas quando Ângelo conhece uma bela e misteriosa moça, a possibilidade do amor verdadeiro pode mudar para sempre o rumo de sua vida cinzenta. Ângelo, O Coveiro é um filme de terror absurdo, o show solitário de um palhaço expressionista.
Com Renato Turnes, Gláucia Grigolo, Paulo Vasilescu, Malcon Bauer, Milena Moraes, Cristina Koglin e Leeloo.
Direção e Roteiro: Renato Turnes
Produção executiva: Gláucia Grigolo
Direção de produção: Gisele Martins
Assistência de direção, direção de cena e montagem: Marco Martins
Continuidade e 2° assistência de direção: Breno Turnes
Direção de Fotografia: Marx Vamerlatti
Finalização, créditos e cor: Gustavo Monteiro
Elétrica, maquinária e platô: Leandro Elzner , Johnatan Neguinho
Direção de Arte e Figurinos: Loli Menezes
Maquiagem: Antônia de Oliveira
Trilha Sonora e Edição de Som: Jefferson Bittencourt, Gustavo "Cachorro" Monteiro e Marco Martins