segunda-feira, 29 de junho de 2009

The Gathering - Discografia


A trajetória da banda holandesa The Gathering começa no ano de 1989, quando os irmãos René Rutten (guitarra) e Hans Rutten (bateria e percussão) juntaram-se a Bart Smits (vocais) com a idéia de formar uma banda de metal. Agregaram-se à banda também, completando a formação, Hugo Prinsen Geerligs (baixo), Jelmer Wiersma (guitarra) e Frank Boeijen (teclados e programação).

Assim, a banda começa a dar seus primeiros passos gravando os demos An Imaginary Symphony e Moonlight Archer, em 1990, ainda com uma proposta musical baseado em death e doom metal, com vocais guturais feitos por Bart Smits. Com essas demos a banda passa a ter um certo reconhecimento e é convidada para abrir vários shows.

Em 1992, a banda grava então, seu primeiro álbum Always..., através da editora Fundation 2000. Além de Bart, os vocais foram feitos pelo recém integrante Marike Groot. O álbum tem ótima recepção no cenário metal europeu.

No ano seguinte, René Rutten, líder e guitarrista do grupo, mostrando-se descontente com a linha musical adotada, decidiu mudá-la para um som menos pesado e mais atmosférico, o que resultou na saída dos vocalistas Bart Smits e Marike Groot que não compactuavam com tal pensamento. Assim, são integrados à banda os vocalistas Niels Duffhuës e Martine van Loon e é lançado o segundo trabalho do The Gathering, intitulado Almost a Dance, já sem o mesmo peso e vocais guturais que caracterizavam até então.

Ainda assim, tal sonoridade não agradava René Rutten. Foi quando fora apresentado a uma jovem de 21 anos chamada Anneke Van Giersbergen. A talentosa vocalista revolucionou o som do The Gathering, trazendo influências de bandas como Pink Floyd e Dead Can Dance. Dessa forma, passou a compor praticamente todas as músicas e com sua visão musical, mudar o estilo para um "Metal Atmosférico".

Em 1996, a banda lança o álbum Mandylion, gravado pela editora Century Media, trazendo um enorme sucesso. O disco já apresentou os primeiros sinais da mudança desejada, mas ainda trazia resquícios dos seus antecessores. O ano foi dedicado aos shows pela Europa, incluindo participações em grandes festivais, como o Dynamo Open Air e o Pink Pop Festival.

No ano seguinte a banda faz apresentações pela Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Alemanha. Retornando, grava o excelente Nighttime Birds, um trabalho com momentos transcendentais e intimistas, com grande importância para a cena da música atmosférica da época.

Em 1998 o guitarrista Jelmer Wiersma abandona a formação e com ele os últimos resquícios de death metal que a banda poderia ter. Percebe-se isso no trabalho seguinte, How to Measure a Planet?, de 1999, que possui uma proposta ainda mais leve e melódica, tendo sido comparada à bandas como Radiohead e Massive Attack. Na parte lírica também ocorrem mudanças, com músicas que falam de vários outros temas. Ainda em 99 a banda faz uma extensa turnê pelos Estados Unidos, México e Reino Unido. É lançado também o álbum Ao Vivo, Superheat, com gravações mais recentes de shows.

No ano seguinte, com gravações em dois pequenos estúdios na Holanda, e com todas as faixas sendo tocadas em um só take, The Gathering lança seu sexto álbum, if_then_else, que segue o mesmo estilo do álbum anterior, mas com algumas experimentações com sons eletrônicos e doses discretas do peso metálico.

A banda lança em 2001 o álbum Downfall: The Early Years, uma compilação com algumas músicas de 1990 e 1991.

Em 2002 a editora Century Media lança o DVD In Motion, sem permissão da banda. Já com outro selo a banda lança então o EP Black Light District. Completamente diferente dos álbuns anteriores, este EP contém influências de alternative rock.

Depois de dois anos de trabalho, surge em 2003, o álbum Souvenirs, produzido por Zlaya Hadzich, já com editora própria, de nome Psychonaut Records. Durante esse ano a banda parte em turnê pela Europa e América, que posteriormente daria origem a outro CD Live.

Sleepy Buildings - A Semi Acoustic Evening chegou no ano seguinte para cumprir o contrato com a ex-gravadora.

Após esse período Anneke fica grávida de seu marido Rob Snijders, mas fica em turnê até quase 8 meses de gestação, quando então faz uma pausa. Em fevereiro de 2005 nasce Finn, o primeiro filho de Anneke, e logo após ela retorna as atividades. O ano é passado em turnê que daria origem ao DVD A Sound Relief, que ganha o prêmio Music Award. Nessa turnê é apresentada uma nova baixista, Marjolein Kooijman, que substitui Hugo Prinsen Geerligs. Ainda em 2005, mais um lançamento da ex gravadora: Accessories - Rarities & B-Sides.

Em março de 2006, a banda toca no Brasil, no Via Funchal, levando a loucura os fãs que sempre esperaram por sua visita ao país. Ainda em 2006 é lançado o álbum Home, um trabalho mais contido e mais básico, sem grandes experimentações, mas que mantém a grande qualidade musical. Anneke ganha o prêmio Devil Award, na categoria de melhor cantora.

Em junho de 2007, a vocalista Anneke van Giersbergen anuncia sua saída do The Gathering, por motivos pessoais, causando tristeza a milhões de fãs. Anneke forma então, sua própria banda, chamada Agua de Annique.

O DVD A Noise Severe, é lançado ainda em 2007 e tem grande venda, principalmente por ser o último com Anneke.

Com uma carreira de grandes sucessos e uma trajetória tão marcante, a banda The Gathering, mesmo com tantas modificações em sua formação e sonoridade, terá sempre lugar cativo no cenário metal mundial.



DISCOGRAFIA

Always (1992) DOWNLOAD
Almost a Dance (1993) DOWNLOAD
Mandylion (1996) DOWNLOAD
Nighttime Birds (1997) DOWNLOAD
How To Measure A Planet (1999) DOWNLOAD
if_then_else (2000) DOWNLOAD
Black Light District (2002)
Downfall: The Early Years (2001) DOWNLOAD
Souvenirs (2003) DOWNLOAD
Home (2006) DOWNLOAD
The West Pole (2009) DOWNLOAD

5 comentários:

Eu te amo e pra sempre amarei disse...

Melhor banda do mundo. Fato....

Anônimo disse...

The Early Years (2001)
Home (2006)

nao estao funcionando

Jardim dos Anjos Esquecidos disse...

O link que estava com problemas já está arrumado!!!

angélica disse...

eu gostei do blog é rápido pra se encontrar o que deseja com certeza estarei retornando aqui mais vezes

Jéssica disse...

O blog tá de parábens!Mas tá faltando o Sleepy Buildings - A Semi Acoustic Evening de 2004
=/