sexta-feira, 12 de junho de 2009

OPERA IX - biografia e discografia


Opera IX é uma banda de Gothic Metal/Death Metal/Doom Metal/Black Metal da Itália, projetada inicialmente pelo guitarrista Ossian, no ano de 1988. Depois de uma época de constantes mudanças de integrantes, o line-up ficou estabilizado com Cadaveria nos vocais, Ossian na guitarra, Flegias na bateria e Vlad no baixo, e com esta formação gravaram a sua primeira demo tape, intitulada "Gothik", lançada em 1990.

Em 1992, dois anos após o lançamento de "Gothik", lançam então a segunda demo, intitulada "Demo '92". Foi este trabalho que consagrou a banda, posteriormente conseguindo um contrato onde surgiu então o 7" EP, chamado The Triumph of the Death, lançado no ano seguinte. Em dois meses, as 500 cópias do mesmo esgotaram. Quando a banda começou a ser reconhecida no cenário underground, ou seja, após o lançamento da demo Demo '92, percebeu-se porque ela já fazia um grande sucesso:

* a banda tinha uma frontwoman, Cadaveria, vocalista que apresentava uma voz única para o feminino da época, extremamente gutural e sombria, sendo raras as vezes em que se ouviam nuances mais góticos ou sinfônicos;
sempre houve uma influência pagã, tanto nas letras, quanto na sonoridade celta das melodias;

* a freqüênte existência de músicas de longa duração (cinco das seis músicas do álbum Sacro Culto têm mais de dez minutos), e apesar disso não entediam o ouvinte, usando passagens lentas e rápidas, com agressividade e melancolia bem medidas;

* o interessante fato da fuga de padrões musicais italianos. A Itália é um país fortemente representado por bandas de metal progressivo e power metal, e então passou a ser reconhecida com uma representante de estilo único, que reúne em suas obras uma mistura de gothic, doom, death e black.

Discografia

Demos
Gothik - (1990) DOWNLOAD
Demo '92 - (1992)

EP's
The Triumph of the Death - 7" EP - (1993) DOWNLOAD

Álbuns
The Call of the Wood - (1995) DOWNLOAD
Sacro Culto - (1998) DOWNLOAD
The Black Opera - (2000) DOWNLOAD
Maleventum - (2002) DOWNLOAD
Anphisbena - (2004) DOWNLOAD

SITE OFICIAL Opera IX

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico! Eu sou uma grande fã da banda, o Opera IX antigo é muito superior aos trabalhos atuais da Cadaveria, gosto de ouvir o Opera IX na voz da Cadaveria, adorei encontrar o EP que eu ainda não tinha aqui.