sábado, 4 de abril de 2009

TIAMAT - DISCOGRAFIA


Tiamat é uma banda de heavy metal da Suécia, pioneira do doom metal europeu. Começou como uma banda de death metal em Estocolmo, e foi gradualmente se tranformando para se tornar um dos pioneiros do doom metal.

As raízes do Tiamat estão no Treblinka, uma banda sueca formada em 1987. (O nome Treblinka vem de uma cidade da Polônia onde os nazis montaram o primeiro campo de concentração para matar judeus nas câmaras de gás). Depois de algumas demos a banda estava para lançar seu primeiro álbum, Sumerian Cry, quando tiveram de mudar às pressas o nome da banda para Tiamat.

Sumerian Cry, lançado por um pequeno selo inglês (C.M.F.T.), lembra bastante a sonoridade dos seus contemporâneos de Estocolmo: Um Death metal de velocidade variada, inspirado tanto no Slayer como no Autopsy; Algumas passagens lentas, reminiscentes do Black Sabbath; E um timbre "serra-elétrica" de guitarra, que era uma marca registrada do Sunlight Studos.

Com uma ajudinha dos amigos do Unleashed, o grupo se muda para a Century Media e lança The Astral Sleep. Logo de cara vemos que as mudanças sonoros do segundo álbum são radicais. O som está agora muito mais puxado para o Metallica e o Celtic Frost. Também não vemos os blast beats e as temáticas satânicas de outrora. Temos agora também a presença constante de violões e teclados, dando um clima mais intimista e "sofisticado" ao que era antes pura bile e agressão.

Clouds segue o mesmo caminho, com uma produção melhor e músicas mais maduras. Um ano depois lançam The Sleeping Beauty, um EP gravado ao vivo em Tel-Aviv (Israel).

O pico precoce de sua carreira foi Wildhoney, e por um momento foram a prioridade da Century Media (privilégio que hoje pertence ao Lacuna Coil). Nessa época a banda saiu em turnê pela Europa com o Type O Negative, o grande nome do Metal gótico americano. Em 1995 foi a vez deles abrirem a turnê do Black Sabbath e Motörhead nos Estados Unidos.

Depois do mal-recebido Deeper Kind of Slumber - que estava para R.E.M. e Tricky do que Heavy metal - a banda "estacionou" num Gothic metal padrão, com ocasionais vislumbres musicais (a música "Brighter than the Sun", p. ex).
Página oficial: http://churchoftiamat.com/


DISCOGRAFIA:

Treblinka (Pre-Tiamat) - The Sign Of The Pentagram (Demo 1989) - DOWNLOAD
Sumerian Cry (1990) - DOWNLOAD

A Winter Shadow (compacto de 7 polegadas) (1991) - DOWNLOAD

The Astral Sleep (1991) - DOWNLOAD

Clouds (1992) - DOWNLOAD

The Sleeping Beauty (EP) (LIVE IN ISRAEL) (1993) - DOWNLOAD

Wildhoney (1994) - DOWNLOAD

Gaia (EP) (1995) - DOWNLOAD

The Musical History (Coletânea, Edição Limitada) (1995)

Cold Seed (CD-Single) (1997) - DOWNLOAD

A Deeper Kind of Slumber (1997) - DOWNLOAD

Brighter than the Sun (CD-Single) (1999) - DOWNLOAD

Skeleton Skeletron (1999) - DOWNLOAD

For Her Pleasure (CD-Single) (1999) - DOWNLOAD

Judas Christ (2002) - DOWNLOAD

Prey (2003) - DOWNLOAD

The Church of Tiamat (2005) - DOWNLOAD
Amanethes (2008) - DOWNLOAD

4 comentários:

Akiko disse...

olá! gostei do blog é muito bom^^
tbm sou fã de tiamat...e gostaria de avisar que o link para download do album Amanethes está fora do ar =/

Jardim dos Anjos Esquecidos disse...

Problema resolvido!!!!

=)

Anônimo disse...

Pessoa Tiamat no vagos open air 2011!! (Em aveiro)

skullto disse...

Tem como linkar Treblinka (Pre-Tiamat) 1989 e o The Musical History (1995)? Os outro links estão de boas!