quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lacrimosa Schattenspiel - track list

Após 10 álbuns de estúdio, dois ao vivo e mais de 100 músicas para aniversário de 20 anos, era de se esperar alguma coletânea, dessas que pulam por aí, mas LACRIMOSA surpreende ao mundo com o álbum duplo "Schattenspiel" (Jogos das Sombras em português) que contem 15 gravações não relançadas, versões originais de clássicos como “Seele in Not”, “Requiem”, “Seelenübertritt” e “Schuld Und Sühne”. E como se isso fosse pouco, eles acrescentaram duas novas músicas, compostas para este álbum comemorativo.


Mas antes de eu dar uma olhada nesse "Schattenspiel", devemos descobrir o que significa este aniversário. Em primeiro lugar, festejar 20 anos de carreira não é normal. E este aniversário se torna ainda mais extraordinário se temos em conta que em todos esses anos Lacrimosa nunca assinou um contrato com uma gravadora major! É que, não é o sucesso comercial, se não liberdade artística a prioridade número um da banda. E apesar da falta de apoio da grande mídia ou dos grandes da indústria da música, LACRIMOSA atingiu vários Top 10 nas paradas de vários países e é um dos mais bem sucedidos artistas alemães.

E mais ainda: dificilmente qualquer outra banda no mundo inteiro canta na língua materna, neste caso alemão, e lota as casas de shows desde Espanha à Rússia, de Ásia a América Latina, onde LACRIMOSA é conceituada e suas letras usadas como material didático para a língua alemã nas escolas e universidades.

Sem esquecer que vários artistas de rock, pop e / ou música clássica tem a LACRIMOSA a sua fonte de inspiração. Assim, o duo formado pelo alemão Tilo Wolff e a finlandesa Anne Nurmi tornou-se co-fundador de estilos musicais como Symphonic Rock e Gothic Metal.

E agora vamos falar sobre o álbum do vigésimo aniversário. En "Schattenspiel", LACRIMOSA começa apresentando os primeiros, e até agora inéditos, passos musicais que remetem ao ano de 1990. Eles abrem seus arquivos privados com gravações exclusivas dos anos seguintes e terminam a viagem com novas produções.

E o que vamos ouvir no álbum? Gravações mais que excepcionais! E isso pode ser a explicação do título do álbum. Porque, quem tivesse pensado que a banda que é conhecida como uma banda de rock, tinha começado a sua carreira com faixas eletrônicas como "Schuld und Sühne" e "Seelenübertritt" (ambos de 1997)? [...]

A versão original de "Schakal" (1994) me surpreendeu completamente! A música, oficialmente lançada no mesmo ano, é conhecida como uma das primeiras canções de Gothic Metal, já que esta versão não se parece a nada já visto! Os elementos clássicos [...] podem ser percebidos nas guitarras que parecem inspiradas pelo punk rock e pela bateria com raízes eletrônicas! Esta combinação, certamente você precisa se acostumar, é exatamente o que o torna muito charmoso. Por isso, este álbum, é muito mais que um Jogo de Sombras (Schattenspiel) como você pode ver em "Mantiquor" (2005): de um lado há um parentesco claro com clássicos como "Ich bin der brennende Komet" ou "Kelch der Liebe", mas ainda tem um toque que é bastante agradável e, portanto, estranho. Conhecer uma composição como essa é como um choque e uma grande alegria, ao mesmo tempo.

É especialmente digno de mencionar, as novas músicas “Sellador” e "Ohne Dich ist alles nichts”, que são totalmente opostos. Enquanto o primeiro revive as raízes eletrônicas da banda e os combina com elementos clássicos do rock, recusando-se a usar a amada lírica poética, característica essencial de LACRIMOSA durante os últimos 20 anos; a segunda nos traz fortes e grandes emoções em um musical de primeira classe e com qualidade artesanal, já conhecida nesta polêmica, mas sempre coerente banda.

Afinal de contas "Schattenspiel" é uma compilação informativa e comovente que impressiona com a sua coragem de não ser o melhor álbum, mas uma visão íntima de um fascinante mundo musical que não pode ser comparado a nada.

- Friedrich Thomas Häusler
 
 
Track List



CD 1

01. Seele in Not (1990 – Urversion)

02. Requiem (1990 – Urversion)

03. Seelenübertritt (1990)

04. Schuld Und Sühne (1990)

05. Dreht Euch (1992)

06. Dem Ende Entgegen (1993)

07. Schakal (1994 – Urversion)

08. Vermächtnis Der Sonne (1994 – Urversion)

09. Copycat (Extended Version)



CD 2

01. Ein Hauch Von Menschlichkeit (2002 – Late Night Remix)

02. Morgen (2003)

03. Schönheit Straft Jedes Gefühl (2003)

04. Ein Fest Für Die Verlorenen (2004)

05. Mantiquor (2005)

06. Der Verlust (2006)

07. Déjà Vu (2007)

08. Sellador (2010)

09. Ohne Dich Ist Alles Nicht (2010)



Line Up

Tilo Wolff - Vocal / Piano / Sintetizadores / Trompete / Fliscorne

Anne Nurmi – Vocal / Teclados



Músicos Convidados

Sebastian Haussmann – Guitarra / Baixo

Michael N. – Baixo

Arturo Garcia – Bateria

David Erlen – Bateria

Andrea Musetti – Violin

Carolina Schwiers – Cello

Spielmann-Schnyder Philharmonie Orchestra

Christopher Clayton – Maestro de Orquestra



Website
http://www.lacrimosa.ch/

Nenhum comentário: