sexta-feira, 4 de junho de 2010

LACRIMOSA Schattenspiel (2010) - DOWNLOAD

“Schattenspiel” é o lançamento que celebra as duas décadas de existência do Lacrimosa, o projeto musical iniciado na Suíça pelo alemão Tilo Wolff. O novo álbum é uma compilação de canções compostas e gravadas pela banda desde o primeiro álbum, mas nunca lançadas oficialmente nas versões que se encontram em “Schattenspiel”.


Tilo Wolff poderia ter feito o mais fácil: reunir algumas das canções mais conhecidas e queridas do público do Lacrimosa e lançar um disco sem grandes atrativos para aqueles que acompanham a banda há tempos. Mas não foi esse o caminho tomado.

Reunindo neste disco músicas conhecidas, porém em versões inéditas, Tilo acabou presenteando os velhos fãs e ainda assim mostrando um pouco das mudanças que o Lacrimosa sofreu ao longo desse período.

O álbum, duplo, traz 18 faixas dispostas em ordem cronológica, o que ajuda a perceber as diferenças entre o Lacrimosa de 1990 e o de 2010. As duas músicas novas são “Sellador” e “Ohne Dich Ist Alles Nichts”, que trazem a sonoridade de banda que o Lacrimosa conseguiu desenvolver principalmente nos últimos dez anos. “Sellador” traz mais essa característica, ainda que não tenha os ‘riffs’ de guitarras que se tornaram marcantes nos últimos trabalhos da banda.

Aliás, parece que Tilo escolheu para o repertório músicas que mostram a evolução musical do Lacrimosa, mas sem incluir canções que remetam às incursões quase metalicas que o grupo chegou a fazer em músicas como “Lichtgestalt”, “Der Morgen Danach” ou “The Last Millenium”. Ou talvez simplesmente não houvesse nenhuma desse estilo para incluir.

O Lacrimosa “de um homem só” se mostra nas primeiras músicas, do início dos anos 90, como “Seele in Not” e a minimalista “Seelenübertritt”. Canções densas, melancólicas e sombrias. Há pelo menos duas faixas que estariam presentes em um “Best of” padrão: “Schakal” e “Copycat”. Ambas em versões diferentes das oficiais.

“Schattenspiel” cumpre bem seu papel de ser um presente aos fãs que acompanham a banda, mas deixa de fora a faceta do Lacrimosa que flerta com as guitarras.


LACRIMOSA Schattenspiel (2010)   DOWNLOAD

2 comentários:

Metalvampire disse...

Passando para parabenizar o ótimo blog! As discografias/biografias postadas são muito boas, gostei muito xD

Parabéns!

Anna Báthory disse...

olá, sempre que posso, passo por aqui para me atualizar. Adoro o blog e o modo como ele é escrito. Mas o post sobre o Lacrimosa foi particularmente lindo. Adoro a banda e estou aguardando ansiosamente o show da banda em São Paulo. Por favor, escreva algo sobre esse retorno da banda ao Brasil. Abraços e parabéns pelo trabalho.