terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Diablo Swing Orchestra - biografia e discografia


Diablo Swing Orchestra ou D:S:O é uma banda suéca de Avantgarde Metal formada em
2003. A banda mistura elementos do Dark Cabaret, Flamenco, com música erudita e vertentes do Heavy Metal.

O histórico da banda remonta ao ano de 1501, na Suécia. Conta a história, uma orquestra com desempenho inigualável cuja musicalidade tão divina e sedutora envolvia pessoas de todas as classes sociais. A orquestra rapidamente alcançou projeção, arrebatando uma multidão que seguia ao seu redor. Sua reputação de enfeitiçar as pessoas, porém, ficou mal vistas pelos olhos da Igreja que a referia com "orquestra do diabo", condenando os músicos à morte por enforcamento.

Contudo, supostamente, foi deixada uma carta aos seus descendentes para que reunissem a orquestra…

A banda tem o Metal como base, observado em quase todas as composições, a exceção de “D'angelo”, marcada pelo violão flamenco. Sua originalidade está na mistura de estilos, a exemplo de “Balrog Boogie” com forte influência do Jazz; “Pink Noise Waltz” com influência de Blues; e “Poetic Pitbull Revolutions” com elementos burlescos e “western”, tais como o violão e grilos cantando. Daniel Håkansson diz preferir classificar de “riot-opera” como a melhor definição para as músicas, que segundo ele captura o sentimento da D:S:O.

A banda conta ainda com o vocal da soprano AnnLouice Lögdlund, cantora profissional de ópera.

Discografia


2003 - “Borderline Hymns” (EP) DOWNLOAD
2006 - “The Butcher's Ballroom” DOWNLOAD
2009 - “Sing Along Songs for the Damned & Delirious” DOWNLOAD

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dargaard - biografia e discografia


Dargaard é uma banda austríaca de Darkwave e Ethereal.

Fundada em 1997, pelo músico Tharen (ex-membro das bandas de Black Metal Abigor e Amestigon) e contando com a participação de Elisabeth Toriser (ex-integrante de Abigor e Antichrisis), o Dargaard (nome retirado da série de livros de fantasia DragonLance) traz uma proposta muito diferente do Black Metal.

O som da banda é composto por cordas, piano, flautas, timbres eletrônicos, teclados e percussões primitivas. Todos esses instrumentos são reproduzidos pelo sintetizador de Tharen. Os vocais são predominantemente o de Elisabeth, com algumas partes cantadas por Tharen.

As letras em latim e inglês tratam de temas místicos, além de citações às culturas antigas.

O próprio Tharen afirma que nenhuma banda influenciou a musicalidade do Dargaard.

O primeiro trabalho foi gravado nos estúdios Hoernix, da Áustria, e lançado pela Napalm Records em outubro de 1998. Eternity Rites traz dez faixas em pouco mais de quarenta e sete minutos. Neste trabalho destaca-se Demon Eyes,... Of Broken Stones e Seelenlos.

Entre 1998 e 1999, a banda iniciou a gravação do segundo disco. Lançado em junho de 2000, gravado, mixado e masterizado por Georg Hrauda e Tharen no estúdio Hoernix, In Nomine Aeternitatis se estende por mais de cinqüenta minutos e divide-se em onze faixas.

No mesmo período, entre 1999 e 2000, a dupla Elizabeth e Tharen já preparava material para o terceiro trabalho. Assim, The Dissolution of Eternity foi lançado em 2001 e completa a trilogia iniciada em 1998 com Eternity Rites.

O terceiro disco da banda traz dez faixas e soa mais diversificado que os álbuns anteriores.

Após um período sem novidades, o Dargaard retorna aos estúdios para a gravação do quarto álbum de sua carreira. Lançado em março de 2004, Rise and Fall traz nove faixas que se estendem por quase uma hora de melancolia e misticismo.

Além destes álbuns oficiais, o Dargaard também participou de algumas coletâneas produzidas com bandas como Trail of Tears e The Sins of Thy Beloved.

Discografia

Eternity Rites (1998) DOWNLOAD
In Nomine Aeternitatis (2000) DOWNLOAD
The Dissolution of Eternity (2001)
Rise and Fall (2004) DOWNLOAD


Curiosidades

Uma característica interessante de sua carreira, é que o Dargaard não faz apresentações ao vivo.
Algumas músicas da banda são obras musicadas do poeta lírico latino Quintus Horatius Flaco.